sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

O que é BOLETIM INFORMATIVO?

Esta postagem será interessante apenas para o Estado de São Paulo, pois o Boletim Informativo, ou conhecido também como “BI” é usado quando o advogado queira pleitear um pedido na Execução Penal.

Instituto pela Resolução SAP (Secretária de Administração Penitenciária) o Boletim Informativo é um histórico carcerário do preso, nele você terá acesso a:

Conduta Carcerária do recluso;
Qualificação do preso;
Início da pena, nem sempre será a mesma utilizada pela Execução;
Interrupção de lapso, como fugas, faltas graves (se houver);
Movimentação Carcerária;
Histórico de Movimentações no sistema prisional;
Situação Anterior/outras penas não privativas de liberdade (processos absolvidos/extintos/Cumpridos...);
Processo Situação Atual/Processos em andamento (processo condenatórios ou em andamento);
Faltas Disciplinares se houver;
Informação sobre Trabalho e Estudo;
Interrupção de Pena (abandono, fuga....);
Histórico de Saída temporárias;
Histórico de benefícios já julgados e
Observações Gerais

Embora no Boletim Informativo, conste um cálculo de pena, tal cálculo pode divergir com o Cálculo da Execução.

Nesse caso, o cálculo da Execução é a base que deve ser levada em consideração, sendo que o Boletim Informativo um norte para esclarecer este cálculo, mas quem MANDA no conta da pena é o juiz, portanto o cálculo é de responsabilidade dele.

Contudo na proposta de mudança das LEP, este conceito poderá mudar, haja vista que neste projeto o diretor da Unidade pode expedir Alvará de Soltura

Mas como requerer o Boletim Informativo (BI)?

A última norma que regulamenta o acesso ao Boletim Informativo é a  Resolução SAP 144/2010, que disciplina:

“... Artigo 91 - para fins de instrução de pedido de progressão de regime, concessão de livramento condicional, indulto ou comutação de penas, o diretor da unidade prisional deve encaminhar à autoridade judicial competente, à época do pedido do benefício, em formulário padronizado, o Boletim Informativo do preso, com classificação final do comportamento e o registro de todas as etapas e ocorrências que ensejaram a avaliação definitiva.
Parágrafo único - no Boletim Informativo deve constar, obrigatoriamente, o histórico de todas as faltas disciplinares anotadas no prontuário do preso, com a discriminação de data, local dos fatos, descrição e tipificação da falta, sanção disciplinar aplicada ou absolvição, e a respectiva reabilitação administrativa do comportamento....”

Ou seja, no Estado de São Paulo para pleitear os benefícios da legislação pátria é necessário o BI, salvo o pedido de remição de pena, pois para isso basta apenas a Grade de Trabalho, sendo completamente desnecessário o Boletim Informativo.

“....Artigo 92 - Os advogados, com poderes conferidos por procuração, que necessitarem de Boletim Informativo para instruir petição para requerimento de benefício ao seu cliente, devem encaminhar pedido ao diretor da unidade, mencionando o fim a que se destina.
1º - Quando do recebimento do pedido, a unidade prisional deve providenciar a documentação requerida, no prazo máximo de 20 (vinte) dias, e entregá-la, mediante comprovante, ficando vedada sua retirada por terceiros.
§2º - Os comprovantes devem ficar devidamente arquivados no prontuário do preso.
§3º - Caso os profissionais a que se refere o caput deste artigo venham a fazer uso diverso dessas informações, ou se eventualmente venham a alterar os dados delas constantes, devem responder pelo ilícito nas esferas competentes....”

Portanto apenas os advogados, com poderes de procuração, é que podem requer o Boletim Informativo, para o diretor da Unidade.

E apenas o advogado pode retirar o BI; ressaltando que deverá ter a procuração que será arquivada no prontuário penitenciário; logo, não adianta ter a procuração na VEC ou VEP, tem que ter a procuração para retirar o Boletim Informativo.

Embora a Resolução não trate do assunto, o substabelecimento, para prática de retirada do BI deve ser aceito e válido, desde que haja a procuração para este fim, pois está em consonância com as normas do Direito Brasileiro, contudo é aconselhável saber a opinião do diretor do Estabelecimento Prisional.

E como visto o prazo para a Unidade providenciar o BI é de 20 dias, e mais uma vez oriento que antes de buscar o BI, entre em contato com a Unidade para saber se o Boletim Informativo encontra-se devidamente instruído e assinado.

Por fim, vale destacar a Resolução SAP - 118, de 10-7-2013, que determina que todos os expedientes que versam sobre progressão aos regimes semiaberto e aberto, livramento condicional, indulto, comutação de penas e saída temporária, em que são interessados presos do sistema penitenciário do Estado de São Paulo, além das informações que já são consignadas nos Boletins Informativos, a Direção da Unidade Penal que custodiá-lo deverá, também, mencionar se o requerente registra envolvimento com facções criminosas.

Esta informação sobre vinculação do preso com o crime organizado deverá ser anotada no campo denominado “Observações Gerais” do Boletim Informativo, na cor vermelha, como forma de destaque.


18 comentários:

  1. Não seria nem um comentário e sim uma pergunta. Somos do Guarujá e meu marido está no Semi aberto de Tremembé, quando meu esposo estava em São Vicente Pll o advogado cobrou 300 reais para buscar o B.I e agora em Tremembé vai me cobrar uma fortuna e eu não tenho condições :( A penitenciária não envia por e-mail ?? :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente o BI só pode ser retirado por advogado, o que indico à Senhora é que contrate um advogado correspondente para fazer essa diligência, infelizmente varia os valores para profissionais da área, mas a média está em R$ 120 à 300

      Excluir
  2. O lapso do meu filho eu no mês 6porem a defensoria pediu o BI 60 dias antes, isso pode atrapalhar?

    ResponderExcluir
  3. Quando há falta disciplinar só pode ser solicitado o BI aposto término de cumprimento da falta?

    ResponderExcluir
  4. Nao entendo muito disso mais o Juiz solicitou que o preisidio encaminhasse o BI para que analise o pedido de progressão de regime faz quase um mes o preidio nao envio para ser analisado isso por causa do coronavirus desde o dia 6 de novembro
    Estava a previsão do regime aberto

    ResponderExcluir
  5. Alias o advogado havia solicitado o BI havia ficado pronto dia 26 de fevereiro porem ele nao foi buscar depois entrou essa pandemia ele tem 69 anos disse na petiçao ao juiz que nao poderia buscar por causa da pandemia o juiz defiriu o pedido e despacho o pedido que solicitace o direção do presidio que encaminhasse o BI para análise de beneficio porem não teve retorno do presidio .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem penitenciárias que estão enviando por e-mail, se esta nao estiver, pague uma diligencia há um profissional da cidade que este retira e envia a vc.

      Excluir
  6. Quando monta bi consegue alvará soltura logo ou não

    ResponderExcluir
  7. Meu advogado fez o pedido da condicional pro meu esposo e não pediu o BI será que o juiz nega a condicional

    ResponderExcluir
  8. Acho absurdo está imposição para o advogado só poder retirar estes documentos pessoalmente. Uma vez que estamos no século XXI e os meios de comunicação atual resolveria esta questão, sem a necessidade de deslocamento. Isto é Brasilll

    ResponderExcluir
  9. Bom dia o processo do meu marido ta desdo dia 31/07/2020 boletim atualizado juntado estamos aguardando a liberacao da liberdade condicional dele pois a falta venceu dia 22/07/2020 e o advogado ja tinha pedido bi dele um mes antes mas disse que fez um pedido do bi bom fiquei sem entender pois ele entrou com pedido dia 24/07/2020 agora ele disse que nao pode fazer e nem interferir tem que aguardar a resposta do juiz mas o processo parou de andar o meu marido ja venceu

    ResponderExcluir
  10. Boletim informativo tem prazo de validade

    ResponderExcluir
  11. Na execução da pena o cálculo da progressão do meu marido é um ela saiu em junho ....pedimos o b.i veio a resposta no dia 15 desse mês,e pelo cálculo do .b.i ele tem direito a progressão de regime....qual devo considerar? Se o b.i diz que pode progredi posso montar o pedido ,?

    ResponderExcluir
  12. boa noite o advogado da defensoria publica fez o pedido do bi ele sainu ta la boletim informativo atualizado juntado isso quer diser estar espewrando o juis dar o seme aberto pra ele

    ResponderExcluir
  13. Boa noite meu filho está aguardando pra ir pro seme aberto que seria hoje dia 09 12 20 o juiz pediu Um BI dia 03 12 será que ele pode ser liberado sai alvará de soltura

    ResponderExcluir
  14. O meu irmão ta esperando um RA um LC e um HC sera que demora decisao dos juiz E esse BI eu nao conhacia ja nao sei mais o que fazer para o juiz liberar ele ja negou varios beneficios

    ResponderExcluir
  15. Quanto tempo demorar pra jnutar o b.i no processo a juíza pediu o b.i dele dia 9/12 e até agora nada já se passaram q mês

    ResponderExcluir